O CÂNCER DE PRÓSTATA E AS CONSEQUÊNCIAS NA SEXUALIDADE

O CÂNCER DE PRÓSTATA E AS CONSEQUÊNCIAS NA SEXUALIDADE

0 3

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga, esta envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Tem função de produzir um líquido que compõe parte do sêmen, nutre, protege e transporta os espermatozoides.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na maioria das vezes cresce de forma lenta e não apresenta sinais durante a vida e nem interfere na saúde do homem, mas em outros casos pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

O tratamento e as consequências na sexualidade

 

Tem-se algumas opções de tratamento para o câncer de próstata, mas o mais comum é a cirurgia para retirada total da próstata, a prostatectomia radical.

A prostatectomia é a remoção cirúrgica de parte ou toda da próstata, realizada quando há tumores (câncer de próstata) ou quando a próstata está muito grande (hiperplasia benigna da próstata).

Na maioria das vezes os homens apresentam como consequências da cirurgia da próstata a incontinência urinária, dificuldade de ereção, perda da capacidade da ejaculação, diminuição do desejo e do orgasmo, entre outras. Estas comprometem a sexualidade do homem e interferem na sua vida sexual.

A incontinência urinária pode ocasionar baixa autoestima, medo de perdas durante o sexo e mal cheiro, como consequência o homem pode afastar-se da parceria.

Muitos homens apresentam dificuldade em ter ereção e de mantê-la após a cirurgia devido ao comprometimento das estruturas locais, como nervos, vasos sanguíneos e músculos. Para alguns homens os vasodilatadores não atuam de modo satisfatório para o retorno da vida sexual e desconhecem a importância dos exercícios de Kegel (Fisioterapia) para melhorar a ereção.

O comprometimento do desejo e do orgasmo são consequências da dificuldade da ereção e algumas vezes devido a incontinência urinária.

O homem que apresenta incontinência urinária e disfunção de ereção deve buscar tratamento com profissionais da saúde, como Médicos Urologistas, Fisioterapeutas na área Pélvica e Psicólogos.

Produtos sensuais melhoram a intimidade entre o casal, proporcionam estímulos prazerosos durante as preliminares e atuam na saúde sexual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade