Por que o pênis não tem osso nos humanos?

A Gall Moda Íntima e Sex Shop resolveu trazer essa curiosidade para você!

Gorilas, chimpanzés, bonobos, entre outros primatas possuem um osso peniano, mas por que o pênis não tem osso nos humanos? A Gall Moda Íntima e Sex Shop resolveu trazer essa curiosidade para você!

Esse osso no pênis também pode ser chamado de báculo. Ele pode ser encontrado na maioria dos mamíferos. Porém, ele não existe nos humanos, hienas, cavalos e cangurus, por exemplo. No entanto, eles estão presentes até mesmo em gatos e cachorros. Em alguns primatas, o osso no pênis chega a ter até cinco centímetros.

Para entender esse fenômeno, os pesquisadores tiveram que traçar uma linha do tempo para descobrir em que momento os humanos perderam o osso no pênis. Isso porque ele era presente na maioria dos nossos ancestrais primatas.

A teoria é a de que a monogamia e a penetração rápida tenham contribuído para a evolução da nossa espécie sem o osso peniano. Por isso, para quem cultiva uma vida monogâmica com um homem, brinque com o boy dizendo que ele foi feito para ser de uma pessoa só!

Isso não quer dizer que as outras relações não sejam válidas, ok? A Gall Sex Shop acolhe e respeita todos os tipos de relações consensuais! Porém, traição nunca é legal. Se você estiver disposto ou disposta a ter outra pessoa, converse com a pessoa amada primeiro e sugira um ménage ou trisal!

A evolução do pênis humano

Segundo pesquisas da University College London (UCL), publicadas no periódico científico “Proceedings of the Royal Society B”, o osso peniano desapareceu após a evolução do Homo Erectus.

Os pesquisadores acreditam que isso aconteceu pelo fato das relações terem se tornado monogâmicas, há cerca de 1,9 milhões de anos atrás.

Isso é importante porque a função do osso no pênis está relacionada com o tempo prolongado de penetração peniana em uma vagina. Essa penetração mais longa é necessária em espécies poligâmicas.

Isso porque quando múltiplos machos acasalam com múltiplas fêmeas, gera muita competição sexual entre eles. Dessa forma, passar mais tempo com a fêmea pode aumentar as chances de fertilização e diminuir o tempo que ela pode passar com outro macho.

Além disso, o osso no pênis facilita o apoio peniano durante o sexo e permite a manutenção da uretra aberta. Esse osso está localizado acima da uretra. Nos chimpanzés e gorilas, fica na parte inferior do órgão.

Essa pesquisa foi conduzida pelos antropólogos Matilda Brindle e Christopher Opie. O pesquisador inclusive deu uma declaração à públicação britânica “The Guardian” sobre o assunto. Ele afirmou que o homem, por não competir com outros do seu grupo, por causa da monogamia, não tem a necessidade de passar um longo tempo na penetração:

“Acreditamos que as pressões evolutivas para a existência do báculo desapareceram nesse ponto. Com menos competição por companheiras, é provável que o macho precise de um báculo. Embora pensemos que não, somos realmente uma das espécies abaixo do limite dos três minutos em que esse tipo de coisa séria útil.”

Para essa conclusão, os pesquisadores analisaram a duração da penetração, o número de parceiros e a seleção sexual entre as espécies.

Por essa razão, os nossos parentes mais próximos, como os chimpanzés e bonobos, ainda possuem o osso no pênis. No entanto, ele difere de tamanho conforme o animal.

Em alguns macacos, que pesam até dez kilos, o osso do pênis tem até cinco centímetros. Já nos chimpanzés o báculo pode ter de seis a oito milímetros.

Esse osso do pênis começou sua evolução entre 145 e 95 milhões de anos atrás. Porém, ele estava presente na maioria de nossos ancestrais há pelo menos 50 milhões de anos. Dessa forma, ele sobreviveu por muito tempo antes de desaparecer.

Outra curiosidade é que esse osso é também chamado de báculo porque vem do latim baculum, que significa bengala ou bastão. O correspondente feminino do báculo nas fêmeas de mamíferos é os clitoridis, que está localizado no clitóris.

A ereção do pênis sem osso

Desmistificando a Anatomia: Entenda Por que o Pênis não Possui Osso nos Seres Humanos
Desmistificando a Anatomia: Entenda Por que o Pênis não Possui Osso nos Seres Humanos

Vimos que o osso no pênis dos humanos se tornou desnecessário ao longo da nossa evolução. Mesmo assim, ele se torna mais firme devido à ereção. Então, saiba mais sobre esse órgão masculino! 

O pênis nos humanos pode ser anatomicamente estudado em três partes:

  1. Raiz
  2. Corpo
  3. Glande

Na raiz fica a base do pênis que é a parte fixa que fica no assoalho pélvico. O corpo é a parte “livre” que fica entre a base e a cabeça do pênis. Ele é composto por três tecidos: um corpo esponjoso e dois corpos cavernosos. A glande é a conhecida cabeça do pênis. 

Os tecidos, músculos e ligamentos do pênis permitem que ele estique ao ser estimulado. Dessa maneira, há vários tipos de ereção em um pênis sem osso, que são divididas em fases.

A primeira fase é do preenchimento sanguíneo dos corpos cavernosos através de estímulos sexuais ou psicológicos. Os impulsos cerebrais chegam até os nervos ao redor do pênis, o que causa o relaxamento dos músculos lisos e permite o preenchimento com sangue nos corpos cavernosos.

A próxima fase é da ereção parcial, em que as artérias do pênis também se expandem. Dessa forma, há o aumento do fluxo sanguíneo para alongar o pênis. A ereção completa acontece quando a pressão das veias comprimidas no pênis impede a drenagem do sangue, o que aumenta ainda mais o membro.

Os báculos de sex shop

Os humanos podem não ter osso no pênis, mas podem contar com alguns acessórios da Gall Sex Shop para turbinar o seu membro!

Entre os produtos que podem ser usados como uma estrutura para o pênis estão as capas penianas. Algumas imitam o formato e cor do pênis e são fabricadas com cyber skin, material que imita a pele humana.

No entanto, elas podem ser turbinadas com mini vibradores para o clitóris e ter diferentes cores. Há também capas penianas com diversas texturas e cerdas para potencializar o prazer feminino. Existe até capas duplas, com o espaço para o pênis e com uma prótese peniana embutida. Essa é uma oportunidade de ter uma dupla penetração sem a necessidade de outro parceiro!

Confira mais novidades em produtos eróticos na loja on-line da Gall Moda Íntima e Sex Shop. Somos a maior Sex Shop do Brasil! Confira já!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade