LGBTQIA+: Como se assumir para os pais?

Você passa pelo dilema LGBTQIA+: Como se assumir para os pais? Então confira esse artigo especial que a Gall Moda Íntima e Sex Shop preparou para você!

Muita gente acha que esse é um passo desnecessário, já que ninguém conta para os pais que é hétero e muitas vezes não divulga a sua intimidade.

Porém, essa é uma decisão que cabe exclusivamente à pessoa. Então, se guardar esse segredo te incomoda muito, o ideal é se libertar disso. 

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a forma como se conta e com o momento de vida pelo qual você está passando.

Confira então agora algumas dicas voltadas para o público LGBTQIA+ se assumir para os pais.

Considere Alguns Fatores Antes De Contar

É preciso tomar muito cuidado com o momento de vida que você está passando para poder contar para os seus pais essa novidade. Especialmente se você desconfia ou tem certeza de que eles são homofóbicos.

Assim, se esse for o seu caso, é preciso tomar um cuidado ainda maior para se assumir. Isso porque além da preocupação com um possível discurso preconceituoso, você tem que considerar que pode sofrer violência física e verbal. 

Então se você estiver nessa situação, se pergunte antes se você conseguiria ir morar sozinho (a), ou se alguém te acolheria por um tempo. 

Além disso, procure fontes de renda, faça um curso para se sustentar e esteja preparado (a) para o pior. Ainda mais se você acha que eles não vão aceitar essa condição e podem tomar medidas radicais, como te expulsar de casa.

Examine A Situação

Analise se você está tomando essa decisão de se assumir LGBTQIA+ por você ou por pressão de alguém ou de alguma situação.

Isso porque é comum o (a) namorado (a) forçar a barra para ser apresentado (a) para a família e participar de eventos importantes junto com você como um casal.

Outra situação é dos amigos sempre te cobrarem porque não aguentam mais esconder a sua sexualidade.

Então avalie essa situação também e veja se está fazendo isso por você mesmo (a)! Afinal, você conhece sua família melhor do que ninguém. 

Dessa forma, leve o tempo que precisar e não ceda às pressões de nenhum lado.  Respeite-se acima de tudo!

Tenha Calma

A conversa de se assumir LGBTQIA+ não é fácil, principalmente se a sua família tem alguma resistência com esse público.

Então não julgue a reação deles e tente manter a calma a todo o momento. Porém, em casos mais graves, é possível que você sofra tanta rejeição a ponto dos seus pais desejarem a sua morte. 

É o caso do cantor Marvin Gaye que foi assassinado a tiros pelo próprio pai, pastor de uma igreja pentecostal. As fontes oficiais dizem que a briga se deu por causa de divergências sobre a documentação da casa onde os pais dele moravam.

Porém, há quem diga extraoficialmente que Gaye era o que recebia mais repreensões do pai, que nunca aceitou a sexualidade do filho e que por isso o matou.

Assim, se você ainda está em dúvida de como eles vão reagir, vá preparando o terreno com calma, inventando situações hipotéticas e perguntando como eles reagiriam.

Além disso, você deve planejar tudo antes, na calma também. E se for o caso, chame eles para algum lugar público e revele o seu segredo. Assim é mais fácil evitar reações exageradas.

Imponha Respeito

Manter a calma não significa se deixar humilhar! Por isso é bom contar com algum lugar para sair de casa até que eles possam acalmar os ânimos. 

No entanto, seja seguro (a) de si e do que está falando. Diga que você precisa de respeito mesmo que eles não te apoiem ou não concordem com a situação.

Porém, evite responder, aumentar o tom de voz ou ficar nervoso (a). Isso também faz com que você perca o respeito.

Busque Apoio

Desafios e Conquistas: O Caminho para se Assumir LGBTQIA+ para os Pais
Desafios e Conquistas: O Caminho para se Assumir LGBTQIA+ para os Pais

Outra medida que pode ajudar a se assumir LGBTQIA+ é contar com alguém da sua confiança e de preferência que os seus pais também conheçam e que você acha que pode te ajudar nesse momento.

Assim, essa pessoa pode estar ao seu lado para intermediar essa conversa.

Além disso, se você está tendo dificuldade com a aceitação da sua sexualidade por outros, procure um profissional para lidar com isso, como um psicólogo.

Pode haver também alguns grupos de apoio ou ONGs em sua cidade que possam te auxiliar nessa questão.

Esteja Preparado (a)

Seus pais podem reagir de inúmeras formas possíveis. Então pode ser que você esteja muito apreensivo (a) sem precisar. 

Porém, esteja preparado (a) para qualquer situação, ainda mais para as que relatamos acima nesse artigo.

Dessa forma, é importante você se preparar para um período difícil em que seus pais vão ficar preocupados com o que os outros pensam, que isso é uma ofensa às leis divinas e até que essa revelação é só uma fase passageira.

Tudo é possível de acontecer, então esteja preparado (a) para agir em diversas situações.

Vá Aberto (a) Para Conversar

Muitos pais podem ter dúvidas quanto a essa situação. Por isso é importante que você se proponha a conversar com eles bem abertamente e sem preconceitos.

Isso não significa que você vai contar as suas intimidades sexuais, mas é importante que eles entendam alguns conceitos LGBTQIA+. 

Assim, se eles também estiverem abertos para conversar, aproveite esse momento para explicar o que é homofobia, como você se sente, como você descobriu que era LGBTI+, a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, que bissexualidade não é indecisão, entre tantas outras pautas que podem gerar dúvidas. 

Cultive A Paciência

Alguns pais vão precisar de um tempo para digerir essa informação. Por isso é importante que você cultive a paciência no dia a dia.

Além disso, é preciso respirar fundo para explicar o que são piadinhas de mau gosto, por exemplo.

Então evite ser agressivo (a) ou muito reativo quando situações semelhantes a essa acontecerem.

E se você quer aproveitar plenamente a sua sexualidade, visite a loja da Gall Moda Íntima e Sex Shop. Enviamos para todo o Brasil em uma embalagem bem discreta para manter a sua privacidade!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade