Ciclo menstrual pode ter relação com a Lua

Um estudo comprovou que o ciclo menstrual pode ter relação com a Lua. A curiosidade para descobrir se esse fenômeno era verdadeiro se deu pela duração do ciclo dos dois: por volta de 28 dias. Por isso a Gall Moda Íntima e Sex Shop vai esclarecer isso para você!

Em busca de uma resposta sobre isso, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Würzburg, na Alemanha, liderados pela bióloga Charlotte Förster, resolveram pesquisar sobre essa questão.

Eles chegaram à conclusão de que é possível sim o ciclo menstrual ter relação com o lunar. O estudo publicado na revista científica “Science Advances” afirma que os dois ciclos podem coincidir. Porém essa circunstância necessita de outros fatores mais naturais, que a vida moderna retirou das mulheres.

Esses fatores são a exposição à luz artificial durante a noite e os horários de sono totalmente desregulados. Eles contribuíram para que essa sincronia diminuísse bastante ao longo dos anos.

Essa pesquisa foi feita graças à ajuda de 22 mulheres que anotaram os seus ciclos menstruais em um diário. Essas anotações foram disponibilizadas para os pesquisadores, que cruzaram as informações com os ciclos lunares. Algumas mulheres cultivaram esse hábito ao longo de 30 anos, o que permitiu uma pesquisa mais extensa.

Porém, essa relação entre o ciclo menstrual e lunar é mais complexo do que poderiam imaginar. Isso porque a Lua apresenta basicamente três ciclos para a ciência. Cada um deles possui uma luminosidade e exerce um impacto gravitacional sobre a Terra diferente. No entanto, todos esses três ciclos foram relacionados com a menstruação.

O ciclo menstrual e lunar

Para esses pesquisadores, as três fases da Lua compreendem:

  1. A mudança da Lua cheia para nova
  2. A variação da órbita em relação a Terra, acima ou abaixo do Equador
  3. A alteração da distância com o nosso planeta, mais perto ou longe.

A mudança entre a Lua cheia e nova dura 29,53 dias, mas pode ter sutis variações. Assim como a órbita da Lua em relação a Terra não é fixa e pode sofrer também pequenas alterações. Isso porque sua posição em relação a linha do Equador pode variar um pouco mais para o norte ou para o sul. Essa variação entre norte e sul dura 27,32 dias.

O terceiro ciclo fica por conta da órbita elíptica ao redor da Terra, fazendo com que a Lua se afaste ou se aproxime do nosso planeta. Esse período mais próximo ou distante duro 27,55 dias.

Todos esses ciclos são associados com o aumento ou redução da sua luminosidade e a força gravitacional que exerce sobre a Terra. Dessa forma, eles influenciam as marés, o comportamento de alguns animais e podem até mesmo influenciar a menstruação. 

É interessante perceber que o ciclo menstrual coincide com a duração dessas fases da Lua, pois ele tem duração média de 28 dias. Ele pode também ter pequenas alterações. Um ciclo menstrual muito maior ou menor que esse período é considerado anormal e pode inclusive ser ocasionado por algum problema ginecológico.

Nas análises dos cientistas, constatou-se que especialmente nas mulheres abaixo dos 35 anos, houve uma grande ocorrência de menstruações coincidindo com o início da Lua cheia ou nova. Algumas alterações também foram notadas quando a Lua estava mais próxima ou distante da Terra.

No entanto, essa coincidência diminuiu em mulheres com idades mais avançadas e com hábitos de sono ruins. Tantos as mulheres mais velhas quanto as que tinham o costume de ir dormir mais tarde, tinham o ciclo menstrual menos sincronizado com o da Lua.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que os movimentos lunares oferecem pouca influência no ciclo menstrual se não forem associados com a idade e os hábitos de sono. Porém, quando combinados, eles podem sim exercer um efeito considerável no início da menstruação. 

O parto também pode ter relação com a Lua?

Sintonia Lunar: Explorando a Possível Relação Entre o Ciclo Menstrual e a Lua
Sintonia Lunar: Explorando a Possível Relação Entre o Ciclo Menstrual e a Lua

Segundo a sabedoria popular, a mudança da fase da Lua poderia influenciar o momento dos partos também. Apesar de não haver nenhum estudo sobre isso, alguns obstetras afirmam que em dia de mudança de Lua as maternidades ficam mais cheias, e eles ficam sobrecarregados de partos naturais.

Uma possível explicação para isso acontecer é a de que assim como a Lua influencia a mudança das marés e as correntes oceânicas, ela pode exercer uma influência também no líquido amniótico. 

A Dra. Clara Antunes, ginecologista, obstetra e fetóloga afirma que apesar dos bebês nascerem todos os dias, há uma maior ocorrência em dias de mudança de Lua. Porém, como foi dito, não há um estudo conclusivo sobre isso.

Outros fenômenos terrestres associados à Lua

O mais conhecido fenômeno terrestre associado com a Lua são as variações das marés. Dependendo da posição desse satélite em relação à Terra, ele é capaz de mover grandes porções de água. Isso é capaz de provocar as marés baixas ou altas nos oceanos.

Na agricultura, desde a Antiguidade na China, há a recomendação do corte do bambu no período entre a Lua minguante e cheia. Essa indicação é necessária porque a seiva e a umidade dentro da planta nesse período são menores.

Além disso, no mundo animal, os pássaros se guiam pela Lua no momento da migração. Em algumas espécies o ciclo lunar é usado para se reproduzir.

No caso dos predadores noturnos, eles evitam a Lua cheia para a caçada, pois ela oferece maior luminosidade. Portanto há menos possibilidade de surpreender a presa nesse período.

Outros animais que podem estar atentos às fases da Lua são os anfíbios. Pesquisadores da Open University descobriram que eles preferem procriar na Lua cheia. A bióloga envolvida nessa pesquisa, Rachel Grant, disse que isso poderia acontecer por causa do campo magnético da Terra estar em seu auge nesse momento.

Interessante, né? Então se você gostou do nosso artigo deixa um comentário pra gente e compartilha com as amigas! E se você está no período menstrual, a Gall Moda Íntima e Sex Shop oferece a opção de coletor menstrual para você.

Além disso, oferecemos também diversos produtos e cosméticos sensuais para curtir sozinha ou a dois. Confira na loja on-line da Gall. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade